quinta-feira, 3 de maio de 2012

Com o friozinho do feriado, decidimos fazer um programinha de adulto em família, e já que o Pequeninho está ficando mocinho, deu SUPER CERTO!!!!

O prato escolhido foi Fondue de Queijo, e como tenho as minhas “encanações”, resolvi dissolver a mistura dos queijos com leite, ao invés de usar o vinho branco. Tudo bem, não ficou IGUAAAAAL ao que estamos acostumados, mas sim, ficou muito bom e demos conta de acabar com tudo!! rsss

Acontece que no dia seguinte, quando contamos às pessoas da nossa noite maravilhosa, houve certa crítica pela substituição de ingredientes já que, segundo a sabedoria popular, o vinho evapora quando cozido com a comida.  

Acontece que como careço de algum tipo de prova para mudar as minhas convicções, dei um “bisú” na net a fim de encontrar um veredicto final sobre a questão da evaporação do vinho e, sem perder muito tempo pesquisando, as informações mais científicas acordaram com o meu pressentimento, qual seja: O ÁLCOOL NÃO EVAPORA 100% QUANDO É UTILIZADO NA COMIDA!!!

A explicação para este “fenômeno”, bem como para tantos outros sobre a ciência dos alimentos pode ser encontrada no livro “O que Einstein Disse a seu Cozinheiro” (aprox. R$ 55,00). Com relação ao assunto em questão, a causa é que, água e álcool, ao se juntarem, têm um ponto de ebulição mais baixo do que do álcool ou da água. O resultado disso é que os vapores levam tanto álcool quanto água, e não somente o álcool. Então... se sobra líquido, também sobra álcool.

Enfim, não acredito que a quantidade que permaneça na panela em uma ocasião particular seja suficiente para causar algum dano à criança, porém, se podemos evitar, acho que a exposição acaba sendo desnecessária... Sendo assim, quando tiver criança no programa, a substituição do vinho por leite está mais do que recomendada!!!