terça-feira, 24 de julho de 2012

Arautos da Paz

Já fazia algum tempo que queria levar o pequeninho para andar com seu super patinete em algum lugar que tivesse mais do que 10 metros quadrados, mas todas as minhas idéias acabavam não se concretizando... Neste domingo tomei coragem e o convidei para, ao cair da tarde, dar uma voltinha na Praça Arautos da Paz (http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/arautos_da_paz.html). A verdade é que foi um convite despretensioso, porque a última vez que entrei naquela praça foi na Festa do "Nhô Tunico" de 2009. Desde então, passo na frente, vejo que tem bastante gente, mas confesso que nunca tive curiosidade (nem vontade!) de lá adentrar.
Acontece que ter afastado a preguiça e até mesmo uma ponta de preconceito e receio me rendeu uma grata surpresa. Ao contrário de alguns outros lugares públicos municipais da cidade, aquela praça aparentemente tem um carinho especial do poder público. Claro que não ignoro que aquele espaço conservado lhes renda alguma renda, já que por lá são realizados muitos eventos, mas prefiro não adentar à parte podre do assunto...

Parei o carro no estacionamento de dentro da praça (que não é muito grande, mas acredito que em dias normais atenda tranquilamente à demanda de carros) e, quando entramos por um dos arcos, à nossa frente já tinha um grande espaço de cimento que estava sendo utilizado como pista por: skatistas, patinadores, bicicletinhas, patinetes, andadores e qualquer outro tipo de "esportista" que de lá quisesse desfrutar. Fora isso, em um olhar "panorâmico" de tudo o que estava acontecendo, também podíamos encontrar pipas, aeromodelos, piqueniques no gramado, cachorros, váááárias crianças, enfim, todos em sua individualidade respeitando o espaço alheio de uma forma super democrática! Apesar da música (pois é, alguma "tribo" levou uma caixa enorme de som com uma musiquinha "puts puts" ambiente que se dissipava no ar), o ambiente transmitia traquilidade... E naquele dia achei que não poderiam ter atribuído melhor nome àquele local!