sábado, 26 de março de 2011

Febre Aftosa

Não é esse o nome científico (o correto é estomatite; stôma em grego = boca), mas os sintomas remetem inevitavelmente à doença que dá na boca do gado, e muita dor de cabeça aos fazendeiros.
Quarta-feira à tarde, febre de 38,3ºC que Permaneceu até quinta. Apesar da quentura do corpinho, que estava sendo combatida com Alivium (Ibuprofeno) de 6 em 6 horas, mal sabíamos que o pior estava por vir. Madrugada de quinta-feira sem febre e sexta-feira fresquinha também, sem a utilização de qualquer antitérmico. Porém, nada de comer, mamar ou tomar qualquer outro tipo de líquido. Uma luta: Quer bisnaguinha? NÃO!! Quer papinha? NÃO!! Quer fruta? NÃO!! Biscoito? NÃO!! Danoninho? NÃO!! Água? NÃO!! Chegamos ao cúmulo de oferecer uma barra de chocolate ao leite, para ver se a tentação universal seria capaz de afastar a sequência de negativas, mas... NÃÃÃÃÃÃO!!!
Ponderamos então que nos finais de semana tudo é mais difícil, ou no mínimo mais demorado, motivo pelo qual marcamos uma consulta com a Dra. Patrícia crentes de que o problema seria uma infecção de garganta e o antibiótico seria a indicação.
Coitadinho!! Após a descrição dos sintomas (dor ao ingerir sólidos e líquidos, febre nos dias anteriores e muita, muita baba), a Dra. fez os exames devidos e após, mostrou a gargantinha através da "lupa" utilizada para examinar. O motivo da falta de apetite foi então descoberto: dezenas de aftas estavam alojadas na garganta do pequenininho. Um horror!!!
Descoberto o mal, fomos informados que a cura é lenta (mínimo de 3 dias) e não há nada que possa ser feito para apressar. Desde então a única alimentação que está sendo aceita a muito custo e em pequenas quantidades são as papinhas doces da Nestlé meio "geladinhas" (deixamos na geladeira e tiramos uns 10 minutinhos antes de oferecer). As mamadeira estão indo bem nas madrugadas.
Apesar de tudo, ainda há ânimo para as brincadeiras e "chutes a gol", e entre uma atividade e outra, aquele "colo" que já  está sendo pedido com a sonoridade perfeita!


"Toda criança é um anjo cujas asas diminuem à medida em que as pernas crescem." (Provérbio Francês)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe

Com a chegada do outono (20 de março, último domingo), o friozinho está dando o ar da graça e a temporada dos vírus e bactérias está aberta.
Assim, a campanha (gratuita) do Governo de vacinação contra a gripe será de 25 de abril a 13 de maio de 2011 em todo o Brasil.
Este ano, além dos maiores de 60 anos, CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS E GESTANTES PODERÃO SER IMUNIZADOS CONTRA A DOENÇA. AS CRIANÇAS SERÃO VACINADAS EM DUAS ETAPAS. Na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e trinta dias depois devem retornar para receber a segunda dose.
A vacina é contraindicada para aqueles que são alérgicos à proteína do ovo. Os que têm problemas na produção de anticorpos, devem ouvir opinião médica antes de ser vacinados.

terça-feira, 22 de março de 2011

Ressecamento causado pelo suor

Com o calor que tem feito, a pele do ombro (área que acumula suor e "gruda" na camiseta) do pequeno ficou super ressecada, chegando até mesmo a ficar meio amarelada e descascar. Como a consulta com a pediatra ainda estava longe e achamos que isso não era motivo para desespero, após o banho passamos a usar o creminho hidratante da marca francesa Mustela (http://www.mustela.pt/).
Não conhecíamos esta marca, mas foi indicação da Dra. Patrícia na primeira vez que dissemos que íamos à praia. Ela indicou o protetor, que foi usado muuuuuito neste verão e foi super APROVADO, porque não deixou nenhuma marquinha e pudemos passar na área do rosto (inclusive próximo ao olho) sem nenhum stress. Também deu uma "escapadinha" na boca e tudo ok!
Enfim, depois de três dias usando o creminho (Cold Cream), a pele já voltou à maciez de costume e o fofinho está mais cheiroso ainda!
Aqui em Campinas somente achei os produtos desta marca na Drogaria Iguatemi (shopping). Não são baratos, assim como a maioria dos produtos infantis, mas quem tiver oportunidade de encomendar direto da França, vale muuuuuuuito a pena! Se for possível pedir a coleção inteira nós recomendamos, porque a qualidade é excelente!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Almoço com Marinoca

Hoje as coisas estão bem tranquilas, logo cedo tia Zezé nos brindou com um convite de almoço que não tardamos em aceitar.
Para variar, acordamos com a fralda "vazada", e nesse quesito estamos em fase de experimento, pois as 12 horas de ZZZZZZ garantidas pela Pampers não estão tão garantidas assim. Na verdade a Pampers Total Comfort ainda está vazando menos do que a da Turma da Mônica e Huggies, que quando foram usadas, deixaram molhados pijama, lençol, berço, TUDO! A melhor experiência foi a "Noturna" da Pampers, mas como esta somente foi utilizada na casa da Vovó, mamãe vai comprar um pacotinho para ver se as noites ficam menos úmidas daqui por diante.
Depois do almoço fizemos uma caminhada até a padaria para, de sobremesa, nos refrescarmos com Yakult (Potuco) e Água de Côco (Marinoca). Não precisamos nem falar que o caminho de 200 metros com uma calçada agradável nos rendeu um bom tempo de distração, tudo é novidade e conhecimento para as crianças, que sentavam em qualquer degrauzinho que separa os canteiros da calçadas e paravam para pegar todas as pedrinhas do caminho. Rolou até invasão no prédio vizinho, que tinha uma escadaria deliciosa! Mas aí, a Marinoca no alto do seu 1 ano e 10 meses de idade, fazia questão de advertir: "Essa não é nossa casa, é do moço que saiu trabalhar!!".

domingo, 20 de março de 2011

Fim de tarde no shopping...

Hoje, depois do tradicional almoço na casa dos parentes paternos e da merecida siesta da mamãe (duas horas de folga concedidas pelo papai), decidimos encontrar a família da mamãe no shopping D. Pedro. Ok, não é o programa mais indicado para um fim de tarde de domingo, já que aquele shopping fica quase intransitável neste período, mas como são os últimos dias do tio Marcelo no Brasil e ele queria arrematar as comprinhas de livros, Cd's, DVD's e afins para levar, MARAVILHA, lá fomos nós ao encontro do pessoal. Compras feitas, achamos que merecíamos aquele chopp de fim de domingo, então, já que já estavámos no shopping mesmo, e em outras vezes a recreação do Giovanetti (com o auxílio dos garçons que são super prestativos com as crianças) sempre nos possibilitou umas horinhas de tranquilidade, fomos até lá. Pedimos uma mesa próxima ao espaço da recreação para ficarmos de olho no pequeno, mas tínhamos certeza que ia ser possível uma meia hora de conversa. Acontece que estava uma bagunça, as duas mocinhas recreadoras não estavam muito em "sintonia" com as crianças e era um tal de criança abrindo o cercadinho e fugindo, criança pegando o brinquedo da outra, criança gritando pelos pais... Enfim, não pudemos chamar de uma recreação eficiente e obviamente, sem problema algum, a Vovó Marlene ficou vagando com o Potucão pelo Giova. Não reclamamos e tampouco dissemos alguma coisa porque não íamos ficar muito tempo e a Vovó bem que gostou de ser a "recreadora" do pequeninho, mas a coisa estava meio desorganizada por lá, espero que eles tenham percebido...