sábado, 26 de março de 2011

Febre Aftosa

Não é esse o nome científico (o correto é estomatite; stôma em grego = boca), mas os sintomas remetem inevitavelmente à doença que dá na boca do gado, e muita dor de cabeça aos fazendeiros.
Quarta-feira à tarde, febre de 38,3ºC que Permaneceu até quinta. Apesar da quentura do corpinho, que estava sendo combatida com Alivium (Ibuprofeno) de 6 em 6 horas, mal sabíamos que o pior estava por vir. Madrugada de quinta-feira sem febre e sexta-feira fresquinha também, sem a utilização de qualquer antitérmico. Porém, nada de comer, mamar ou tomar qualquer outro tipo de líquido. Uma luta: Quer bisnaguinha? NÃO!! Quer papinha? NÃO!! Quer fruta? NÃO!! Biscoito? NÃO!! Danoninho? NÃO!! Água? NÃO!! Chegamos ao cúmulo de oferecer uma barra de chocolate ao leite, para ver se a tentação universal seria capaz de afastar a sequência de negativas, mas... NÃÃÃÃÃÃO!!!
Ponderamos então que nos finais de semana tudo é mais difícil, ou no mínimo mais demorado, motivo pelo qual marcamos uma consulta com a Dra. Patrícia crentes de que o problema seria uma infecção de garganta e o antibiótico seria a indicação.
Coitadinho!! Após a descrição dos sintomas (dor ao ingerir sólidos e líquidos, febre nos dias anteriores e muita, muita baba), a Dra. fez os exames devidos e após, mostrou a gargantinha através da "lupa" utilizada para examinar. O motivo da falta de apetite foi então descoberto: dezenas de aftas estavam alojadas na garganta do pequenininho. Um horror!!!
Descoberto o mal, fomos informados que a cura é lenta (mínimo de 3 dias) e não há nada que possa ser feito para apressar. Desde então a única alimentação que está sendo aceita a muito custo e em pequenas quantidades são as papinhas doces da Nestlé meio "geladinhas" (deixamos na geladeira e tiramos uns 10 minutinhos antes de oferecer). As mamadeira estão indo bem nas madrugadas.
Apesar de tudo, ainda há ânimo para as brincadeiras e "chutes a gol", e entre uma atividade e outra, aquele "colo" que já  está sendo pedido com a sonoridade perfeita!


"Toda criança é um anjo cujas asas diminuem à medida em que as pernas crescem." (Provérbio Francês)

2 comentários:

  1. Força Potucão.
    Já já você tá bom de novo... E aí vou brincar de bola com você!

    ResponderExcluir
  2. Ele ta lindo!!!!!!! Parabens.....
    Logo logo o dodoi passa e ele estara serelepe de novo!!!!!

    ResponderExcluir